Trem ligará BH à Serra da Piedade
Projeto da Arquidiocese enviado
ao governo estadual e ao Iepha cria trajeto para levar fiéis e turistas até o
santuário
Os visitantes que sobem, durante todo o ano, a Serra da Piedade em Caeté poderão ter à disposição um novo transporte partindo de Belo Horizonte. A fim de favorecer o turismo e oferecer alternativa à perigosa rodovia BR-381 no sentido Vitória (ES), a Arquidiocese de Belo Horizonte preparou um projeto para ligar, por trem, a capital a Sabará e Caeté, com uma estação aos pés do maciço que guarda duas basílicas – no altar-mor da ermida do século 18, fica a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).
A iniciativa
do presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, já foi apresentada a Marcelo
Matte, secretário de Estado de Cultura, e à presidente do Instituto Estadual do
Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Um fôlder sobre a futura
empreitada foi divulgado (veja o mapa) e mostra trechos prontos e outros
que vão demandar infraestrutura para a ideia entrar nos trilhos. E começar a
circular.
Se concretizado, o trecho ferroviário deverá se somar a outro em gestação e sonhado por moradores e autoridades: o ramal unindo BH a Brumadinho, na Grande BH, em duas linhas propostas (com início na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação) e no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul) para transportar brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim. A cidade vizinha tenta se recuperar da queda no turismo após a tragédia do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Fundão, que completa quatro meses neste domingo (25) e deixou 300 vítimas entre mortos e desaparecidos. O trem turístico terá a estação final dentro de Inhotim.
Dom Walmor está entusiasmado com o projeto do trem para a Piedade:
“A Região Metropolitana de Belo Horizonte guarda
tesouros que precisam ser apreciados e valorizados. A arte barroca das cidades
coloniais, muitas belezas naturais pouco conhecidas, patrimônios da
religiosidade e da história de Minas. É preciso investir para que a fé e o
turismo contribuam ainda mais para o desenvolvimento sustentável do estado, da capital
e da Grande BH”.
O arcebispo acredita que interligar Belo Horizonte, Sabará, Caeté, que abriga o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, a partir de linhas férreas, “é retomar a tradição das viagens feitas sobre trilhos, oportunidade para contemplar paisagens, conhecer regiões a partir de novas perspectivas”.
TRAJETO
O arcebispo acredita que interligar Belo Horizonte, Sabará, Caeté, que abriga o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, a partir de linhas férreas, “é retomar a tradição das viagens feitas sobre trilhos, oportunidade para contemplar paisagens, conhecer regiões a partir de novas perspectivas”.
TRAJETO
Uma
equipe técnica da Arquidiocese de BH fez o trajeto para o projeto e a etapa
atual é de contato para formar parcerias, obter recursos e deslanchar a
proposta, que não tem valor de investimento definido, especialmente porque a
linha férrea deverá ser complementada por um teleférico (8 quilômetros) que
levará os peregrinos até topo da Serra da Piedade. Conforme o levantamento,
serão 13 quilômetros de trilhos de BH a Sabará e 19 quilômetros dessa cidade a
Caeté, com necessidade de implantação de trechos e obras para garantir o
transporte e conduzir todos com conforto e segurança.
Quem sair da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), que abriga o Museu de Artes e Ofícios, terá outros atrativos ao longo do caminho, segundo o mapa elaborado pela equipe da Arquidiocese de BH. Em Sabará, estão o Santuário Santo Antônio de Roça Grande e joias barrocas como a Igreja do Ó, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Matriz Nossa Senhora da Conceição. A caminho de Sabará, o turista poderá ver o pontilhão, o visitante terá diante dos olhos pontilhões (um desativado e o da ferrovia Vitória-Minas), a Igreja Santo Antônio de Pompéu, a estação Mestre Caetano e, no Centro Histórico de Caeté, a Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Quem sair da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), que abriga o Museu de Artes e Ofícios, terá outros atrativos ao longo do caminho, segundo o mapa elaborado pela equipe da Arquidiocese de BH. Em Sabará, estão o Santuário Santo Antônio de Roça Grande e joias barrocas como a Igreja do Ó, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Matriz Nossa Senhora da Conceição. A caminho de Sabará, o turista poderá ver o pontilhão, o visitante terá diante dos olhos pontilhões (um desativado e o da ferrovia Vitória-Minas), a Igreja Santo Antônio de Pompéu, a estação Mestre Caetano e, no Centro Histórico de Caeté, a Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Entusiasta dos trens turísticos, o engenheiro ferroviário Sérgio Motta,
presidente da organização da sociedade civil de interesse público (oscip)
Apito, criada há 15 anos, considera “sensacional” a ideia de dom Walmor, certo
de que, além de fortalecer o turismo, poderá promover fomento de outras
atividades econômicas na região, tendo em vista os problemas causados pelo
rompimento de barragens de mineração no Quadrilátero Ferrífero.
“Acreditamos que o projeto de um trem turístico para a Serra poderá se estender
para outras cidades do Circuito do Ouro. Devo lembrar que, infelizmente, muitos
trechos foram desativados entre BH, Sabará e Caeté, então, será necessário
recompor os trilhos e refazer os caminhos. O custo é alto, mas muito importante
para o setor ferroviário e turístico”, afirma Motta.
INHOTIM
INHOTIM
O trem turístico para Inhotim, cujo trecho deverá
ser administrado pela oscip Apito, é motivo de orgulho para Motta, que
participa das ações e audiências da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias
Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pelo
deputado estadual João Leite. “É um projeto que está bem adiantado e acredito
que, dentro de cinco meses, estará em operação, com uma estação dentro do
terreno de Inhotim”, afirma Motta. Há possibilidade de que o investimento venha
de um banco de fomento (federal ou estadual) ou da Vale, com medida
condicionante pela catástrofe em Brumadinho.
Os acertos estão adiantados. Recentemente, foi entregue ao Ministério do Turismo uma carta de anuência da MRS Logística S.A para o prosseguimento do projeto de implantação do trem de passageiros entre BH e Brumadinho. O documento destacou “o interesse público” como base para o uso da ferrovia para transporte de turistas. “Estivemos na VLI Logística, responsável por um trecho até o Barreiro e fomos muito bem atendidos. Os diretores ficaram entusiasmados”, disse Motta.
VEJA A NOTICIA NO SITE > ESTADO DE MINAS
Os acertos estão adiantados. Recentemente, foi entregue ao Ministério do Turismo uma carta de anuência da MRS Logística S.A para o prosseguimento do projeto de implantação do trem de passageiros entre BH e Brumadinho. O documento destacou “o interesse público” como base para o uso da ferrovia para transporte de turistas. “Estivemos na VLI Logística, responsável por um trecho até o Barreiro e fomos muito bem atendidos. Os diretores ficaram entusiasmados”, disse Motta.
VEJA A NOTICIA NO SITE > ESTADO DE MINAS
Comentários