TRAGÉDIA EM MARIANA > BARRAGEM DE MINERADORA SE ROMPE E PROVOCA MORTES E FERIDOS

06/11/2015










BARRA LONGA










05/11/2015

Uma barragem da Samarco Mineração se rompeu na tarde desta quinta-feira (5) em Mariana, na região central de Minas Gerais. Ainda não há informações sobre vítimas. Por questões de segurança, a prefeitura pediu aos moradores do distrito de Bento Rodrigues, que foi atingido pelo rompimento, para evacuar o local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a empresa acionou os militares informando que há pessoas soterradas e ilhadas. Como o ponto é de difícil acesso, as duas viaturas encaminhadas para prestar socorro não conseguiram chegar ao local. Feridos foram levados para o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, que ainda não tem um balanço da situação dos pacientes.

A Prefeitura de Mariana informou, por meio de nota, que, além dos bombeiros, agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil estão na região para avaliar os danos.


Os moradores devem deixar suas casas e seguir, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é "mais alto e seguro". Bento Rodrigues fica a 23 km de Mariana.

Conforme a nota divulgada pela administração municipal, "a Samarco e a Prefeitura de Mariana estão com as equipes no local para auxiliar a comunidade no que for necessário. Segundo informações da assessoria da empresa, no momento não há confirmação de vítimas, e sim danos materiais".



A empresa ainda não se pronunciou sobre o acidente.


VEJA A NOTICIA NO SITE > R7


Barragem de rejeitos se rompe em distrito de Mariana

Acidente foi na barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues.Localidade é evacuada; sindicato fala em mais de 10 mortos.



Uma barragem de rejeitos se rompeu na tarde desta quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região disseram que pessoas estão soterradas e algumas ilhadas. Viaturas foram enviadas ao local. Cães farejadores são usados nas buscas.

A Prefeitura de Mariana informou que o distrito está sendo evacuado e os moradores são orientados a irem até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas.

A Barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, pertence à mineradora Samarco e fica cerca de 25 quilômetros de Mariana. Até às 17h35, não havia informações sobre feridos ou mortos.


VEJA A NOTICIA NO SITE > G1



Barragem de rejeitos rompe e deixa mortos e desaparecidos em Mariana

O rompimento de uma barragem de rejeito em Mariana, na região Central de Minas, teria deixado dezesseis mortos e 45 desaparecidos. A informação é do presidente do Sindicato dos Metabase Inconfidentes, Valério Vieira dos Santos. Contudo, a Prefeitura do município e o Corpo de Bombeiros não confirmam o número vítimas.

A Defesa Civil da cidade emitiu alerta solicitando que todos os moradores do distrito de Bento Rodrigues, onde fica a Mina Germano, da Barragem Fundão, evacuem suas residências. A população foi orientada a seguir para o distrito de Carmargos, que é mais alto e seguro.

A tragédia aconteceu por volta das 16h20 desta quinta-feira (5), na rua Perimetral do Ouro. Equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil municipal estão no local neste momento para avaliação dos danos. Várias ambulâncias, dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram enviadas à mina para socorrer as vítimas.

A Samarco foi procurada pela reportagem do Hoje em Dia, mas ainda não se posicionou sobre o caso. A assessoria de imprensa da empresa informou que está reunida para apurar sobre o acidente e se limitou a dizer que houve danos materiais

VEJA A NOTICIA NO SITE > R7

Comentários

Que Deus de forças a tds familiares.