Não-binários publicam selfies nas redes para mostrar o que significa essa identidade de gênero

Não-binários, que não se identificam nem como homem nem como mulher, lançam campanha na web

Embora o movimento gay venha ganhando cada vez mais visibilidade na sociedade, a imagem apresentada pela mídia do homem ou da mulher homossexual nem sempre é fiel à realidade ou retrata com precisão a enorme variedade de gêneros. Enquanto a representação do homem gay é amplamente utilizada em filmes e peças de teatro, algumas outras indentidades de gênero permanecem nas sombras, como, por exemplo, as pessoas de sexualidade não-binária (ou genderqueer, no inglês).

Esse conceito é definido pelo Centro de Equidade de Gênero da Universidade da Califórnia em Berkeley como:

“Uma pessoa cuja identidade de gênero não é nem homem nem mulher, está entre os sexos ou além, ou é uma combinação de gêneros. Essa identidade é geralmente uma reação à construção social do sexo, aos estereótipos de gênero e ao sistema binário de gênero. Algumas pessoas não binárias se colocam sob o guarda-chuva dos transgêneros, enquanto outras não”.

Na tentativa de deixar mais claro para a população em geral o que significa ser um não-binário, a comunidade que luta pela liberdade de gênero criou a hashtag #WhatGenderqueerLooksLike (“com o que genderqueer se parece”, em tradução livre). Pessoas não-binárias são incentivadas a publicar selfies suas nas redes sociais, acompanhas da hashtag, para que todos possam aprender o que significa ter essa identidade de gênero.



Veja a noticia completa no site > O Globo





Comentários