CAETÉ

LIVRO DE BORDADO “CAETÉ EM FIOS E LAÇADAS” É NOTICIA NO PORTAL UAI
A turma de bordadeiras se reúne nas tardes de segunda-feira em Caeté
(foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)

Em 2019 o prefeito Lucas Coelho, acompanhado do Secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio, Fúlvio Brandão, e do Assessor de Comunicação, Marcos Figueiredo, esteve no Ateliê de Coração, do grupo de bordadeiras Historiartes.
A Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio, junto com o Conselho Municipal de Patrimônio, numa parceria com o Historiartes confeccionou 1500 exemplares do livro “Caeté em Fios e Laçadas” que conta, por meio de bordados, a história de Caeté, mostrando suas belezas naturais e patrimoniais.

“Caeté tem uma história tricentenária e de suma importância pra Minas Gerais e para o Brasil. A Cultura tem realizado trabalhos, junto a pessoas como as bordadeiras, de resgate da nossa identidade, que vai, certamente, ao longo dos anos, trazer frutos que fortalecerão nosso Turismo”, 

disse o Prefeito Lucas Coelho na época da visita.

VEJA A NOTICIA NO SITE > > CAETÉ.MG 

Neste último dia 21, Gustavo Werneck postou uma reportagem no portal UAI contando a história do surgimento desse livro.
Reproduzo abaixo o inicio da matéria do Gustavo que você poderá ver na integra no portal UAI.




 A turma de bordadeiras se reúne nas tardes de segunda-feira em Caeté 
(foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)

“A agulha perfura o tecido, mergulha na trama e segue seu destino, enquanto a linha dá cor aos desenhos e traduz, em beleza, o conhecimento de Lêda, os sonhos de Zélia, o talento de Heloísa, os afetos de Olga, a delicadeza de Karina, as histórias de Mauniz, a habilidade de Francisca e o esmero de Maria de Lourdes.
Ponto a ponto, qualidades e dons passam de mão em mão carregando sentimentos, para se unir às memórias de oito mulheres empenhadas em preservar bens culturais e fortalecer tradições com pura arte.

Em Caeté, na Grande BH, o grupo Bordadeiras-Historiarte mostra que entende do riscado e apresenta seus trabalhos: o livro Caeté em fios e laçadas, retratando 13 monumentos centenários, muitos deles surgidos na antiga Vila Nova da Rainha, e os quadros, emoldurados, dos originais bordados durante dois anos....”

“... A capa do livro foi feita pelas bordadeiras a ‘16 mãos’ e traz o mapa de Minas com cinco dos monumentos mostrados. O cuidado é tanto que, até na apresentação e nos textos, a caneta foi substituída pela agulha e pela linha, assim como nos contornos do mapa do Centro de Caeté.”


Caeté em fios e laçadas
Grupo de Bordadeiras Historiarte
R$ 35

À venda no ateliê do grupo, que fica na
Avenida Dr. João Pinheiro, 745, Centro, Caeté. 
Pedidos pelo e-mail historiartes2@gmail.com
ou pelo telefone (31) 98890-1366.

Comentários